domingo, 17 de outubro de 2010

A Alemanha nazista e a eugenia e os EUA e a mistura étnica


Kurt Lewin, psicólogo alemão, nasceu em 9 de setembro de 1890 em MogilnoAlemanha e morreu em NewtonvilleMassachusettsEstados Unidos, onde se refugiou por ser judeu e perseguido pelo...

Nazismo é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler. Entre os elementos-chave do nazismo, há o anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, ocoletivismo,  o antissemitismo, o anti-comunismo, o totalitarismo, a oposição ao liberalismo econômico e político e a...

Eugenia (bem nascer) termo criado por sir Francis J. Galton no livro Inquiries into human faculty and its development, de 1883 que afirmava que na luta pela sobrevivência muitos seres humanos eram não só menos valiosos, mas destinados a desaparecer. Culminou em uma nova ideologia de melhoria da raça humana por meio da ciência. Convencido de que era a natureza, não o ambiente, quem determinava as habilidades humanas, Galton dedicou sua carreira científica à melhoria da humanidade por meio de casamentos seletivos. 

Hitler usou a eugenia para justificar a perseguição e o extermínio não só aos judeus, mas aos negros, aos deficientes físicos e mentais, fazendo o que ele chamou de limpeza étnica na Alemanha. Querendo ratificar sua tese da superioridade da raça ariana, candidatou Berlin para as Olimpíadas de 1936. 
Os jogos foram abertos com grande pompa no espetacular e moderno Estádio Olímpico de Berlim pelo Führer do III Reich alemão, esperavam todos que os arianos ganhassem. Infelizmente para o Führer, um pequeno grupo de atletas negros norte-americanos conquistou a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos, liderados por Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100 e salto em distância, no mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos.

Jesse Owens era negro, como Barack Obama. Barack Obama é, aliás, um havaiano filho de pai queniano da etnia Luo e mãe americana, branca. Uma mistura étnica que, no Brasil, não causa mais espanto há muito tempo.
 
Viva a mistura étnica!! É a nossa cara!!!

Um comentário: