quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Kurt Lewin e Liderança

Kurt Lewin foi um psicólogo que contribuiu muito para o movimento das ciências do comportamento, e o seu foco principal foi na exploração psicológica dos fenômenos de grupo, e essa exploração foi muito importante na evolução da psicologia social.
A Liderança é a capacidade que uma pessoa tem de controlar o comportamento de um grupo. Os lideres são considerados indivíduos que tem visão, demonstram confiança e autoconfiança, conseguem a colaboração de todos os elementos e devem ter iniciativa. Para uma liderança ser bem sucedida é necessário que o líder se relacione bem com os outros membros do grupo,  o grau de dificuldade, o tempo, a rotina das atividades,a personalidade, características dos elementos do grupo , as exigências e pressões são características que devem existir para a liderança ser e eficiente.O líder para se eficaz deve ser honesto, assertivo, justo com os liderados,e expressar interesse pessoal com as atividades.
Kurt Lewin definiu três tipos de liderança que são:
Liderança Autoritária, caracterizada pelo líder que toma de decisões e dirige sozinho todas as atividades do grupo. Costuma usar a critica negativa, o elogio e não aceita a opinião dos outros membros do grupo. Possuem um alto nível de produtividade no trabalho do grupo, mais os membros não demonstram satisfação pessoal. 
O Líder Democrático costuma aceitar opiniões e com o grupo propõem objetivos permitindo que os membros tracem estratégias adequadas para a realização das tarefas. Utiliza o elogio e a critica procurando dar uma justificativa aos fatos. Os membros do grupo demonstram um alto nível de satisfação, embora a produtividade não seja superior ao da Liderança Autoritária.
E o Líder Permissivo possui características como passividade,falta de iniciativas,não critica e nem elogia os outros membros do grupo e permite a autonomia dos subordinados para a definição das atividade.Por causa da permissividade ocorre uma produtividade inferior aos outros dois tipos de liderança.
Para que ocorra uma liderança eficiente é necessário que no grupo exista sinergia e autoridade, e juntamente com essas características é importante a interação entre o grupo e que aconteça uma mudança no grupo. Só não acontecera a mudança no grupo se o líder esclarecer que é ele quem manda, impedir que as idéias propostas pelo grupo sejam cumpridas sem sua aprovação e subestimar o grupo pois acredita que trabalho em equipe é perda de tempo pois só o líder resolve os problemas nas horas que a situação fica difícil. Existe vários tipos de participação em grupos de trabalho,porem os mais importantes são os tarefistas que é caracterizado por uma movimentação que da a impressão de que existe empenho em relação a tarefa e tem o tarefista que sempre desempenha todas as tarefas e o estilo academicista é do tipo que é inteligente, mas tem dificuldade na hora de tomar decisões e muitas vezes é inseguro.
A Pertinência mostra uma maneira da equipe de centra-se em seus respectivos papeis prescritos e os papeis que aparecem situacionalmente como, por exemplo, o de líder, animador. Existe varias formas de se comunicar, entre elas esta o tipo o qual o individuo transmite uma informação a todos, que é o papel do líder, o estilo de todos pra um,caracterizado pelo processo de deposição grupal, entre todos, onde a comunicação ocorre de maneira igualitária , entre dois onde há subgrupos e entre vários simultaneamente que é caracterizado pelo monologo paralelo.
   A Liderança é um papel muito difícil de ser desempenhado mais com dedicação e eficiência os lideres são capazes de fazer o seu trabalho e chegar ao objetivo juntamente com o apoio do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário