terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lewin e a cibernética

Lewin foi pioneiro em muitas coisas. Foi ele que criou o termo feedback, muito usado em dinâmicas de grupo e em administração. Falaremos nisso mais tarde, depois de falarmos de Gestalt. Hoje falaremos da sua ligação com a cibernética.
The Macy conferences foi como ficaram conhecidas uma série composta por 10 conferências, com a participação de 25 pesquisadores dentre eles Kurt Lewin(Psicólogo Social), Erik Erikson (um dos teóricos da Psicologia do Desenvovimento) e Margaret Mead (Antropóloga), ocorridas de 1945-1955 em Nova York. Essa série marcou o surgimento da Cibernética.
O termo cibernética proposto por Noberto Wiener em 1948 foi definido por ele como a ciência do controle e da comunicação no animal e na máquina. São considerados os pais da cibernética – Jonh Von Neumann, Noberto Wiener e Warren McCulloch - trabalhando cada um em sua universidade e com sua equipe na articulação da matemática e da lógica com o funcionamento do sistema nervoso. Todo o trabalho dos pais da cibernética foi realizado  com base na Teoria da Informação, na qual a informação é proposta como um dígito binário capaz de selecionar uma mensagem entre duas alternativas, constituindo assim a essência da cibernética, criada por Claude Shannon em 1938.
CONTEXTUALIZANDO... CIBERESPAÇO E PSICOLOGIA
Uma nova ordem de profundas transformações psicossociológicas está em curso. Frente às implicações da tecnologia da informação na sociedade e na subjetividade humana, prevalece uma certeza: depois de mergulhar no universo digital, o homem jamais será o mesmo. Se por um lado a máquina é encarada como uma barreira à proximidade das relações, por outro ela pode ser entendida como mais uma ponte a aproximar pessoas, onde o espaço do conhecimento configura-se também como o espaço para uma nova forma de convivência.
As especificidades desse espaço virtual estariam sendo assimiladas ao longo da última década pelos internautas que são, ao mesmo tempo, criadores e criaturas de um ambiente que se abre para as interações em um nível de sintonia até então insuspeito. A trajetória da tecnologia anda de mãos dadas com a evolução humana. Muda a realidade, mudam as mentes e as habilidades que permitem lidar com ela. Como já dizia McLuhan, toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo.
Os fenômenos digitais têm provocado profundos impactos no comportamento e na subjetividade do homem contemporâneo. O paradigma virtual cria novas realidades econômicas, humanas e sociais, afeta as relações de trabalho, os hábitos de consumo e reinventa os relacionamentos sociais e pessoais, que ganham inusitadas dimensões e possibilidades. As transformações provocadas pela revolução tecnológica perpassaram diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Psicologia, que nos últimos anos tem se dedicado a uma prática ainda polêmica: os atendimentos psicológicos mediados por computador.
Fonte: Revista Psique, Ano III, número 37.
Em tempo: Kurt Lewin participou do nascimento da cibernética, que possibilitou a globalização e o empoderamento das pessoas comuns, através da internet. A internet ajudou a eleger Obama. A equipe de Obama usou a rede de uma maneira nunca antes vista. Com os mais jovens, por exemplo, usaram mensagens de texto e vídeos do Youtube; para os mais velhos, e-mails curtos e concisos. Segundo Chomsky, a melhor estratégia de marketing já vista para se eleger um presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário