domingo, 24 de outubro de 2010

Teoria X e Teoria Y também são Teorias de Motivação

Esse vídeo explica de maneira clara o que são as Teorias X e Y elaboradas por Douglas McGregor, um dos pensadores mais influentes da área de relações humanas. McGregor nasceu em Detroit e licenciou-se no City College. Doutorou-se em Harvard, onde lecionou Psicologia Social, e foi professor de Psicologia no MIT. Em 1948 era presidente do Antioch College, em Yellow Springs, e em 1962 lecionava a disciplina de Gestão Industrial na Sloan Fellows.
Um argumento contra as teorias X e Y é o fato de elas serem mutuamente exclusivas. Para o contrapor, antes da sua morte, McGregor estava desenvolvendo a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princípios: emprego para a vida, preocupação com os empregados, controle informal, decisões tomadas por consenso, boa transmissão de informações do topo para os níveis mais baixos da hierarquia, entre outros. 
McGregor lecionou psicologia social no MIT e, evidentemente, sofreu influência de Kurt Lewin. Foi Lewin quem fundou o Centro de Pesquisa de Dinâmica de Grupo do MIT. Fechamos outra gestalt. "Gestalt, o que é gestalt?", você pergunta. Ainda falaremos disso. E muito! Aguarde.


Um comentário: