quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Com a palavra, Herr Lewin

"A construção de um mundo de paz, que seja pelo menos merecedor de denominação de 'melhor que antes', inclui muitos problemas: políticos, econômicos e culturais. Cada um deles está carregado de dificuldades. Todavia, para conseguir algum progresso, é preciso considerar e enfrentar todos juntos, como aspectos interdependentes de um campo dinâmico."(p.51)
"Uma nova ordem mundial não exige, nem sequer favorece, uniformidade cultural do mundo todo. O equivalente de liberdade democrática para o indivíduo é pluralismo cultural para os grupos. Todavia, toda sociedade democrática tem de se prevenir contra a má utilização da liberdade individual pelo gângster, ou pelo intolerante - no sentido político. Sem estabelecer, até certo ponto, o princípio de tolerância, de igualdade de direitos, em toda cultura, a cultura 'intolerante' porá sempre em perigo uma organização democrática mundial. A intolerância pelas culturas intolerantes é, portanto, uma condição prévia de qualquer organização de paz permanente".
"Para encorajar uma mudança para a democracia, cumpre realizar uma mudança de valores num vasto domínio. Tal mudança deveria incluir, por exemplo, maior ênfase nos valores humanos, em oposição a valores super-humanos, tais como o Estado, política, ciência.(...) Ressaltaria a importância de enfrentar as dificuldades, ao invés de queixar-se delas. Ressaltaria a educação para a independência, não para a obediência."(p. 53)
LEWIN, Kurt. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1970.

Lewin já achava, em 1943, que sim, nós podemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário