sábado, 6 de novembro de 2010

A influência de Kurt Lewin para o estudo da cognição

"Kurt Lewin é considerado um dos precursores da abordagem cognitiva. Para ele, a motivação depende do modo como a pessoa percebe o estado de coisas que influencia o seu comportamento, e o que é percebido nem sempre corresponde à situação real."Braghirolli et al. Psicologia Geral. RJ: Vozes, 2004
Kurt Lewin sempre buscou meios de levar a Psicologia ao “estado de uma ciência logicamente sólida”. Mas teve consciência que, para uma ciência chegar neste nível, primeiro deveria desenvolver leis mais específicas e não tão gerais.
Lewin diz que, quando o assunto é “aprendizagem”, fica impossível  a Psicologia explicar o que este termo representa por meio de uma única “fórmula”. Para representar a aprendizagem Lewin distinguiu quatro tipos de modificações.
1 – Aprendizagem como uma mudança na estrutura cognitiva (conhecimento);
2 – Aprendizagem como uma mudança de motivação (aprender a gostar ou não gostar);
3 – Aprendizagem como uma modificação do grupo a que pertence ou ideologia ( este é um aspecto importante do crescimento numa cultura);
4 – Aprendizagem no sentido de controle voluntário da musculatura do corpo (este é uma aspecto importante na aquisição de habilidades, como falar e auto-controle).
O controle voluntário da musculatura do corpo é um dos tipos de conhecimento elementar, que está diretamente relacionado com uma mudança na estrutura cognitiva.
O indivíduo obedece uma ordem progressiva de estágios do desenvolvimento da inteligência  para obter uma aprendizagem. Ao nascer o indivíduo já possue algumas estruturas mentais hereditárias, que possibilitam algumas aprendizagens primárias (ações sensório-motoras) e quando hà realização dessas aprendizagens, as estruturas cognitivas se modificam  formando novas estruturas e essas mudanças possibilitam uma nova aprendizagem.
Ao explicar a aprendizagem, Lewin deixa claro que a valência de uma atividade depende em parte de seu significado e, portanto, da sua  estrutura cognitiva, e que é influenciada pelas necessidades dos indivíduos, suas valências e esperanças. “Portanto  todos os processos intelectuais são profundamente afetados pelos objetivos dos indivíduos”. 
 LEWIN, Kurt. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1970.

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