sábado, 6 de novembro de 2010

REEDUCAÇÃO COMO UMA MUDANÇA DE CULTURA

Essa é uma síntese do texto de Lewin.

A reeducação é um processo onde as mudanças de conhecimento e crenças, de valores e padrões que caracterizam pensamento e comportamento, de ligações e necessidades emocionais, e também mudanças da conduta cotidiana ocorrem dentro do quadro da vida total do indivíduo no grupo, ou seja, o processo reeducativo tem de realizar uma tarefa que equivale essencialmente a uma mudança de cultura. 
CONTRADIÇÕES INTERNAS NA REEDUCAÇÃO:
O processo reeducativo afeta o indivíduo de três maneiras, muda a estrutura cognitiva:
·         A maneira de ver o mundo físico e social utilizando os fatos, conceitos, crenças e expectativas;
·         Modifica suas valências e valores, suas atrações e aversões a grupos e a padrões  grupais e sentimentos como aprovação e desaprovação;
·         Afeta a ação motora, incluindo grau de controle do indivíduo em seus movimentos físicos e sociais.
[...] é da maior importância que o reeducador  tenha  inteira compreensão da maneira pela qual esses componentes psicológicos – estrutura cognitiva, as valências e valores, e a ação motora – são afetados por qualquer etapa específica na reeducação.
MUDANÇA DA ESTRUTURA COGNITIVA:
·         Mesmo ampla experiência direta não cria automaticamente conceitos corretos (conhecimentos). Uma sequência de experiências fora do comum, que foram realizadas pelo homem (experimentos), na busca sistemática da verdade provocando uma mudança nos conceitos menos adequados para os mais adequados.
·         A ação social não é menos dirigida pela percepção que a ação física. Em qualquer situação não podemos deixar de agir de acordo com o campo que percebemos. A tarefa básica da reeducação pode ser considerada a de alterar a percepção social do indivíduo.
·         Via de regra, não basta o domínio do conhecimento correto para se corrigir a percepção errada.
[...] os indivíduos podem ser percebidos como “representantes típicos” desse grupo, é que a experiência com indivíduos tem a probabilidade de afetar o estereótipo.
Os estereótipos incorretos (preconceitos) são funcionalmente equivalentes a conceitos errôneos (teorias).
Não é possível depender da ocorrência acidental de tais experiências. Mudanças de sentimentos não acompanham necessariamente mudanças da estrutura cognitiva.
Se a estrutura cognitiva referente a um grupo modificar num indivíduo, ainda assim, os seus sentimentos com esse grupo continuarão os mesmos.
LEWIN, Kurt. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1970.

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